25 julho 2017

Dicas da vida saudável

Alimentação Equilibrada

  1. Inicie uma reeducação alimentar, não faça uma dieta
  2. Meta: quantos quilos perder, em quanto tempo? Evitar prazos muito curtos.
  3. Dietas rigorosas têm efeito passageiro, com rebote e aumento de peso depois.
  4. Uma vez na semana faça uma refeição livre de calorias.
  5. Aumente o consumo de fibras (frutas, verduras e legumes). Esses alimentos possuem poucas calorias e são ricos em vitaminas e sais minerais. As fibras reduzem a absorção de colesterol e colesterol e glicose pelo organismo, além de promoverem saciedade.
  6. Evite carne vermelha, prefira peixe ou frango. Se lhe agradar, pode usar carne de soja.
  7. Evite frituras, alimentos semi-prontos e industrializados. Prefira cozinhar e grelhar os alimentos.
  8. Evite álcool e refrigerantes. Prefira os sucos e a água. Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
  9. Evite a ingestão de carboidratos refinados, principalmente os açucares. Dê preferência ao pão e macarrão integrais.
  10. Evite o consumo de gorduras saturadas (manteiga, toucinho, carne de porco, ovos, leite integral etc.). Esses alimentos são pobres em vitaminas e sais e ricos em calorias. Obs.: uma alta ingestão de gorduras saturadas tende a aumentar o nível de colesterol no sangue, o que aumenta duas vezes mais os riscos de doenças coronarianas. Prefira óleos vegetais (girassol e soja). Use farinha de linhaça, rica em Omega 3.
  11. Evite pular as refeições para “controlar” o peso. Faça de três a quatro refeições por dia (desjejum, almoço, jantar e ceia).
  12. Evite comer tarde da noite e dormir após as refeições.

Atividade Física

  1. A atividade física ajuda a perder peso, queimando calorias e prevenindo doenças.
  2. Ajuda a aliviar as tensões do dia-a-dia. Evite o estresse.
  3. Escolha um esporte ou outra atividade que agrade mais a você.
  4. Procure academias e clubes que tenham profissionais qualificados para orientá-lo.
  5. Procure um médico para certificar-se de que não existe contra-indicações na prática do exercício escolhido. Além disso, é aconselhável fazer um “check-up” uma vez por ano.
  6. Pratique suas atividades regularmente, pelo menos três vezes por semana. No caso da caminhada, recomenda-se que ela seja praticada diariamente ou complementada por outros exercícios.
  7. As atividades devem ter a duração igual ou superior a 30 minutos.
  8. É necessário um pré-aquecimento de 10 minutos antes de iniciar qualquer exercício físico. O alongamento e a ioga são aconselhados, para evitar danos músculo-tendinosos.
  9. Após o término dos exercícios, é aconselhado um descanso de 5 a 10 minutos para evitar o risco de hipotensão pós-exercícios.
  10. Nada de exageros! O excesso de atividades pode levá-lo ao esgotamento físico, portanto, siga sempre orientação profissional.

Cuidados com a Pele:

  1. Hidratar, para manter a elasticidade e o brilho da pele.
  2. Clarear, para evitar manchas senis e actínicas (do Sol).
  3. Desobstruir, para limpeza e prevenção de acne.
  4. Esfoliar, para remover as células mortas superficiais e estimular células novas (uma pele nova).
  5. Proteger do Sol, diariamente. Evitando a exposição direta das 10 às 14 horas.
  6. Use um bloqueador solar ½ hora antes de se expor ao Sol. Repondo a cada 2 horas.
  7. O FPS (fator de proteção solar) varia conforme seu tipo de pele, muito branca necessita de um maior número(de 20 a 50).
  8. Os efeitos dos raios Ultravioletas(UVA e UVB) do Sol são irreversíveis, causando envelhecimento precoce da pele e estimulando a formação de tumores cutâneos.

Sono

  1. Procure, antes de tudo, um bom colchão de densidade de espuma mais dura.
  2. Manter sempre a coluna reta. A posição ideal é a de decúbito dorsal, com a barriga para cima ou de lado com travesseiro na cabeça e entre os joelhos.
  3. Siga o seu bio-ritmo, sem alterar muito os horários de dormir e acordar.
  4. Durma pelo menos sete horas por noite.
  5. O sono segue ciclos, que não devem ser interrompidos. Evite acordar no meio da noite.
  6. Manter as cortinas fechadas ao dormir. No escuro produzimos a Melatonina, fundamental para o hormônio do crescimento, que por sua vez, combate o envelhecimento celular.
  7. Evite poluentes no quarto, como carpetes, cortinas com tecido, pêlos de animais ou tela de ar de condicionado sujo. Todos são fatores de Rinite crônica, que prejudica o sono por obstruir o nariz constantemente.