24 julho 2017

Equipe Completa

A equipe médica é fundamental para uma boa conduta e resolução de uma cirurgia. Os profissionais necessários não são apenas médicos. Na cirurgia é necessário a presença da Instrumentadora, aquela que organiza a mesa e os instrumentos cirúrgicos, além de entregar na mão do cirurgião todas as peças necessárias para agilizar o tempo cirúrgico.

No pós-operatório, a Fisioterapeuta tem um papel fundamental na drenagem linfática de cirurgias como a Ritidoplastia e a Lipoaspiração. O anestesiologista é o médico de presença indispensável em qualquer cirurgia, seja ela com anestesia local ou geral. A função dele não é apenas de tirar a dor, mas de tranquilizar o paciente nos momentos que antecedem a cirurgia e logo depois. A cirurgia só começa após a avaliação pre-anestésica, onde são vistos os exames e é feito um exame físico dirigido. O anestesista tem que ter um bom diálogo com o cirurgião, observando os tempos da cirurgia. O auxiliar do cirurgião é outra pessoa fundamental, que precisa de uma boa sintonia com o mesmo. O ato cirúrgico envolve uma rotina de check-list, como um avião antes de decolar, muitos cuidados são necessários antes e durante a cirurgia. Como a colocação dos campos cirúrgicos, a infiltração do anestésico, a ajuda no curativo, todos passos fundamentais.

Finalmente, a figura do cirurgião, aquele responsável por tudo, que precisa ter liderança sem arrogância, diligência sem pressa, perfeccionismo e arte. A formação do cirurgião é complexa, e além do tempo, é necessário uma eterna atualização. Com a crítica de que, nem toda novidade significa que será boa ou melhor do que já vinha se fazendo. Cabe ao cirurgião o planejamento de toda cirurgia, e o acompanhamento do pós-operatório, que termina em torno de um ano. Portanto, a equipe médica na cirurgia plástica tem uma cumplicidade, onde o paciente é o mais importante, visando sempre a sua satisfação. E, mesmo sabendo que a beleza não é imortal, ela é muito importante.