Visualize o Termo de Consentimento

Figuras: Áreas marcadas de gordura localizada e pós-operatório mostrando pequenas cicatrizes (8 mm)

Nome técnico: Lipoaspiração. A Lipoescultura é quando vem associada com enxertia de gordura, com resultados imprevisíveis, quando à viabilidade da gordura enxertada. A Vibrolipoaspiração tem resultados iguais à forma tradicional, segundos alguns trabalhos publicados em revistas especializadas.
Parte do corpo: abdome, flancos (cintura), culotes, interior de joelhos, braço, queixo duplo, entre outras regiões do corpo.
Objetivos: tratamento de gorduras localizadas (Lipodistrofias). Não é indicado para tratamento de obesidade, pela grande recidiva e riscos inerentes, como distúrbios hidro-eletrolíticos, anemia aguda, e tromboembolia. No máximo em áreas de até 40% do corpo, e até 7% do peso corporal.
(resolução no. 1.711,10/12/03, CFM)
Idade recomendada: Após 18 anos.
Anestesia: peridural com sedação para metade inferior do corpo (abdome, flancos etc), ou local com sedação para partes superiores.
Duração da cirurgia: em média de 1 a 2 horas.
Permanência no hospital: de 8 a 12 horas.
Cicatriz: discretas (5 a 8mm), geralmente escondidas em pregas naturais do corpo. Com pontos internos, que absorvem com 3 meses.

Pré-operatório: 
Exames laboratoriais (Hemograma completo, Coagulograma, Glicemia, Anti-HIV opcional, Exame de Urina; E.C.G. e Raio X de tórax PA para maiores de 40 anos) e Fotografia médica. Evitar cigarro 15 dias antes, no mínimo. Não utilizar medicamentos com Ácido Acetil Salicílico (AAS, Aspirina) ou anticoagulantes, assim como Ginko Biloba, por 15 dias antes e 7 dias após a cirurgia.

Pós-operatório: 
1º dia: repouso no leito com a cabeceira elevada à 30 graus. Não fazer movimentos bruscos, como se levantar rapidamente, para evitar desmaios. Dieta leve no final do dia. Medicamentos tomados no hospital: Antibiótico ( Kefazol 1g EV de12/12h ), Antinflamatório ( Profenid 01 amp. EV de 12/12h ), Analgésico
( Tramal 01 amp. EV se tiver dor ). Outras medicações usuais para vômitos, estômago, anti-hipertensivos.
2º dia: o curativo é renovado. Medicamentos tomados em casa (COM RECEITA MÉDICA): Antibiótico (Cefadroxil 500mg VO de 12/12h caixa com 8 comp.), Anti-inflamatório ( Biprofenid 01 comp. VO de 12 em 12 horas), Analgésico ( Dipirona ou Tylex 30mg VO se dor ) e os usuais. Tomar banho com sabonete anti-séptico neutro, e colocar a cinta logo após passar creme para equimoses
(Vitamina K1 1% + Retinol 0,2% + Relux Protection 2% + Base Oil Free) 1x/dia.
7º dia: iniciar a Drenagem Linfática (de 10 a 20 sessões).
Tempo de recuperação: 7 a 10 dias.

Cirurgias associadas (mais freqüentes):
Abdominoplastia
Mamoplastia redutora ou de aumento.

Cuidados na Lipoaspiração

Aplicar Anti-séptico tópico (Álcool 70%, Merthiolate incolor ou Rifocina spray) sobre as cicatrizes, por cima do Micropore. Renovar o micropore a cada 7 dias, e retirar com 1 mês.
Uso de Arnica, via oral (20 gotas 3 vezes por dia) e creme cutâneo ( Vit.K1 e Arnica) para equimoses.
Dormir de decúbito dorsal (barriga para cima), e exercícios só após 1 mês.
Manter o micropore sobre as cicatrizes até 1 mês. Em caso de alergia retirar.
Manter a cinta por 1mês, e para atividades maiores até 2 meses.
Retornar ao trabalho ou dirigir após 7 a 10 dias.
Caminhadas, iniciar após 30 dias e atividade física com 45 dias.
Não pegar sol por no mínimo 2 meses. Fotoprotetor 30 FPS diariamente.
Edema: diminui 50% com 1 mês e 100% com 3 meses. As equimoses podem durar 1mês.
Em caso de cicatriz alta massagear por um minuto com o Creme de Rosa Mosqueta à 15% + Citrato de Tamoxifeno 0,1%; ou Triancinolona à 0,5% + Hidrocortisona à 0,5%. Em caso de cicatriz avermelhada usar Kelo-cote gel 2 vezes por dia.
A cicatriz pode ficar vermelha até 6 meses. Neste caso, não se expor ao Sol e evitar crustáceo.
Retornar para revisões de um mês, dois, quatro e seis meses. Retorno final para fotografia e possíveis retoques com um ano.