Visualize o Termo de Consentimento

Figuras : Gigantomastia, onde é retirado mais de 1Kg por mama; e o resultado final mostrando as cicatrizes.

Nome técnico: Mamoplastia Redutora.
Parte do corpo: mamas femininas. Nos homens com as mamas aumentadas chama-se de Ginecomastia.
Objetivos: retirar o excesso de glândula e gordura, assim como em casos de queda da mama (ptose) retira-se apenas a pele ( Mastopexia). Remodelando, diminuindo e levantando a mama.
Idade recomendada: a partir dos 15 anos.
Anestesia: local com sedação para mamas com a base estreita ou apenas com excesso de pele; e anestesia geral para mamas grandes e com a base larga.
Duração da cirurgia: de 2 a 3 horas.
Permanência no hospital: de 12 a 24 horas.
Cicatriz: em forma de “T” invertido ou “I” (na vertical inferior e em torno da aréola). A cicatriz é proporcional ao tamanho da mama. A sutura é interna, sem marcas de pontos na pele.
Pré-operatório:
Exames de laboratórios (Hemograma completo, Coagulograma, Glicemia, Anti-HIV opcional, Exame de Urina; E.C.G. e Raio X de tórax PA para maiores de 40 anos) e Fotografia médica. E mulheres acima de 35 anos é feito um estudo da mama com Mamografia e Ultra-som. Evitar cigarro 15 dias antes, no mínimo. Não utilizar medicamentos com Ácido Acetil Salicílico (AAS, Aspirina) ou Anticoagulantes, assim como Ginko biloba, por 15 dias antes e 7 dias após a cirurgia.
Pós-operatório:
1o. dia: repouso no leito com a cabeceira elevada à 30 graus. Levantar só para ir ao banheiro, lentamente. Evitar levantar os braços ou fazer movimentos bruscos com os braços, para evitar hematomas. Dieta leve no final do dia. Medicamentos tomados no hospital: Antibiótico ( Kefazol 1g EV de12/12h ), Anti-inflamatório  (Prexige 400mg 01 comp. VO 01 vez ao dia, 01 caixa de 04 comp.), Analgésico ( Tramal 01 amp. EV se tiver dor ). Outras medicações usuais para vômitos, estômago, anti-hipertensivos.
2º dia: o curativo é renovado. Medicamentos tomados em casa (COM RECEITA MÉDICA): Antibiótico (Cefadroxil 500mg VO de 12/12h caixa com 8 comp.), Antinflamatório (Biprofenid 01 comp. VO de 12 em 12 horas.), Analgésico ( Dipirona ou Tylex 30mg VO se dor ) e os usuais.
7º dia: o Micropore é renovado a cada semana, e mantido até 1 mês.
10º dia: se houver algum ponto de pele, em local de maior tensão, é retirado. A maioria dos pontos é interna, e absorvem com 3 meses.

Tempo de recuperação: 20 a 30 dias.

Cirurgias associadas: Lipoaspiração, Abdominoplastia

Cuidados na Mamoplastia

Aplicar Anti-séptico tópico (Álcool 70%, Merthiolate incolor ou Rifocina spray) sobre as cicatrizes, por cima do Micropore. Renovar o micropore a cada 7 dias, e retirar com 1 mês.
Dormir de decúbito dorsal (barriga para cima), e exercícios só após 1 mês.
Retornar ao trabalho ou dirigir após 1 mês.
Não pegar sol por no mínimo 2 meses. Fotoprotetor 30 FPS diariamente, após retirar o Micropore.
Edema: diminui 50% com 1 mês e 100% com 6 meses.
Em caso de cicatriz alta, massagear por um minuto com o Creme de Rosa Mosqueta à 15% + Citrato de Tamoxifeno 0,1%; ou Triancinolona à 0,5% + Hidrocortisona à 0,5%. Em caso de cicatriz avermelhada, usar Kelo-cote gel 2 vezes por dia.
A cicatriz pode ficar vermelha até 6 meses. Neste caso, não se expor ao Sol e evitar crustáceo.
Retornar para revisões de um mês, dois, quatro e seis meses. Retorno final para fotografia e possíveis retoques com um ano.