Visualize o Termo de Consentimento

Fig.: Orelha em abano devido ausência de Anti-hélice no 1/3 superior, hipertrofia de Concha no 1/3 médio e Lóbulo auricular anteriorizado. Resultado final após confecção de anti-hélice na cartilagem com sutura definitiva, rotação e retirada parcial de Concha. E retirada de pele retro-auricular, principalmente na região do Lóbulo.

Nome técnico: Otoplastia.
Parte do corpo: orelhas proeminentes ou “em abano”.
Objetivos: corrigir os três tipos de deformidade, que juntas são consideradas como orelhas em abano.
1º Retirar ou rodar a parte interna da orelha (concha) quando hipertrofiada;
2º Formar a dobra superior da orelha ausente (Anti-hélice); ou ainda
3º diminuir o ângulo muito aberto entre a cabeça e a orelha.
Idade recomendada: a partir dos 7 anos.
Anestesia: local com sedação nos adultos, geral em crianças.
Duração da cirurgia: 1 a 2 horas.
Permanência no hospital: de 12 horas.
Cicatriz: nenhuma cicatriz visível. A cicatriz fica escondida na dobra atrás da orelha.

Pré-operatório:
Exames de laboratório (Hemograma completo, Coagulograma, Glicemia, Anti-HIV opcional, Exame de Urina; E.C.G. e Raio X de tórax PA para maiores de 40 anos) e Fotografia médica. Não utilizar medicamentos com Ácido Acetil Salicílico (AAS, Aspirina) ou anticoagulantes, assim como Ginko biloba, por 15 dias antes e 7 dias após a cirurgia.

Pós-operatório:
1º dia: repouso no leito com a cabeceira elevada à 30 graus. Levantar só para ir ao banheiro, lentamente. Curativo com atadura protegendo as orelhas deve ser usado por 3 dias e depois é necessário o uso de uma faixa durante uma semana e a noite por trinta dias. Evitar baixar a cabeça ou fazer movimentos bruscos, para evitar hematomas. Dieta leve no final do dia. Medicamentos tomados no hospital: Antibiótico (Kefazol 1g EV de12/12h), Anti-inflamatório (Profenid 01 amp. EV de 12/12h), Analgésico (Tramal 01 amp. EV se tiver dor). Outras medicações usuais para vômitos, estômago, anti-hipertensivos.
2º dia: o curativo é renovado. Medicamentos tomados em casa (COM RECEITA MÉDICA): Antibiótico (Cefadroxil 500mg VO de 12/12h caixa com 8 comp.), Antinflamatório ( Biprofenid 01 comp. VO de 12 em 12 horas ), Analgésico (Dipirona ou Tylex 30mg VO se dor) e os usuais. Utilizamos faixa elástica no pescoço para dormir por uma semana, para evitar hematomas e proteger a cicatriz durante a noite.
10º dia: os pontos são internos. Normalmente, não é necessário retira-los.

Tempo de recuperação: 10 a 20 dias.

Cuidados na Otoplastia

Aplicar Anti-séptico tópico (Álcool 70%, Merthiolate incolor ou Rifocina spray) sobre a cicatriz.
Dormir de decúbito dorsal (barriga para cima ), e exercícios só após 1 mês.
Não pegar sol por no mínimo 2 meses. Fotoprotetor 30 FPS diariamente.
Edema: diminui 50% com 1 mês e 100% com 2 meses.
Em caso de cicatriz alta, massagear por um minuto com o Creme de Rosa Mosqueta à 15% + Citrato de Tamoxifeno 0,1%; ou Triancinolona à 0,5% + Hidrocortisona à 0,5%. Em caso de cicatriz avermelhada, usar Kelo-cote gel 2 vezes por dia.
A cicatriz pode ficar vermelha até 6 meses. Neste caso, não se expor ao Sol e evitar crustáceo.
Retornar para revisões de um mês, dois, quatro e seis meses. Retorno final para fotografia e possíveis retoques com um ano.