Visualize o Termo de Consentimento

O melhor produto utilizado no preenchimento facial, que ao longo dos anos, tem se mostrado mais eficaz é o Ácido Hialurônico (AH). O AH é um biopolímero composto de Ácido Glucurônico e de N-acetilglicosamina. O produto sintético utilizado como preenchimento é em forma de gel viscoso, sendo muito parecido com o biológico, que é encontrado normalmente no nosso organismo, no líquido sinovial (das articulações), humor vítreo (do olho) e no tecido conjuntivo (abaixo de toda pele). Por ser muito similar ao biológico, praticamente, não apresenta reações adversas, apenas uma pequena vermelhidão no primeiro dia da aplicação.

Com o tempo, a pele vai envelhecendo, e uma de suas principais características é a desidratação e a perda de colágeno. Com isto, vêm as rugas faciais em locais já esperados. A injeção do AH atua como um preenchimento, e pela sua grande capacidade de atrair água, ocorre uma melhor hidratação interna, com conseqüente restabelecimento do turgor da pele.

O AH é utilizado para preencher, principalmente, as rugas Naso-genianas (do lado da boca), as Glabelares (entre as sobracelhas) e as Peri-labiais (também para aumento labial). Também pode ser empregado para suavizar as sequelas de acne. O procedimento é feito em consultório, podendo ser utilizada apenas uma anestesia tópica, ou feita com bloqueios anestésicos. O produto dura em torno de um ano. Quando reaplicado, irá estimular a formação de colágeno, e com o tempo diminuirá a quantidade de produto introduzido, diminuindo de maneira natural as rugas faciais.
Trabalhos recentes tem mostrado um excelente resultado na associação do AH com as Células Tronco Mesenquimais (retirada de gordura infra-umbilical por lipoaspiração), diminuindo, principalmente, as rugas profundas. Com o tempo com uma melhora progressiva do tônus da pele e diminuição das linhas de expressão.

As rugas devem ser combatidas também de fora para dentro, com os cremes diários, os lasers e os peelings. E as rugas decorrentes da ação muscular são tratadas também com a Toxina botulínica (Botox), que muitas pessoas confundem a ação com o preenchimento com AH.

Não existe uma fórmula mágica, um tratamento único, ou permanente, pois o envelhecimento é progressivo e constante. Mas, os cuidados básicos com a pele, associados aos recursos da Dermatologia e da Cirurgia Plástica tem apresentados resultados maravilhosos. No entanto, cuidado com os excessos! O bom senso deve sempre vir na frente, e algumas rugas sempre ficar, para nos contar a nossa história (como alguns dizem).

Nomes comerciais: Hialurox, Juvederm, Surgiderm, Restylane, Perlane.