Visualize o Termo de Consentimento

Fig.: Visão frontal de nariz com giba e ponta caida. Mostrando resultado final após retirada de dorso, fratura lateral e tratamento de ponta com retirada parcial de cartilagem alar. Visão de perfil mostrando a elevaçãoda ponta nasal e melhor harmonia com a face. Visão inferior mostrando ponta quadrada e assimétrica; e resultado final após rinoplastia com cicatriz na columela (indicada nestes casos ou em cirurgias secundárias).
Nos demais casos, as cicatrizes são internas.

Nome técnico:
 Rinoplastia.
Parte do corpo: nariz.
Objetivos: Afinar e definir a ponta nasal (tratando as cartilagens alares), baixar e afinar o dorso nasal (com a raspagem ou a fratura do osso nasal). Em alguns casos são colocados enxertos de cartilagem para melhor definição do nariz ou elevação da ponta.
Idade recomendada: a partir dos 15 anos.
Anestesia: optamos pela anestesia geral pela maior tranqüilidade e segurança.
Duração da cirurgia: em média 1 hora.
Permanência no hospital: de 12 a 24 horas.
Cicatriz: nenhuma cicatriz externa visível, com exceção da cirurgia em que se modela a ponta
( cicatriz imperceptível na região da columela, entre as narinas) e quando as narinas são reduzidas
( na dobra da asa nasal).

Pré-operatório: 
Exames de laboratórios (Hemograma completo, Coagulograma, Glicemia, Anti-HIV opcional, Exame de Urina; E.C.G. e Raio X de tórax PA para maiores de 40 anos) e Fotografia médica. Avaliação pelo Otorinolaringologista, em casos de obstrução nasal e rinite alérgica. Não utilizar medicamentos com Ácido Acetil Salicílico (AAS, Aspirina) ou anticoagulantes, assim como Ginko biloba, por 15 dias antes e 7 dias após a cirurgia.

Pós-operatório: 
1º dia: repouso no leito com a cabeceira elevada à 30 graus. Levantar só para ir ao banheiro, lentamente. Normalmente não colocamos tampão nasal (apenas em casos de sangramento nasal maior é colocado, e mantido por 24 horas). Evitar baixar a cabeça ou fazer movimentos bruscos, para não ocorrer sangramento nasal. Dieta leve no final do dia. Medicamentos tomados no hospital: Antibiótico (Kefazol 1g EV de12/12h), Anti-inflamatório (Profenid 01 amp. EV de 12/12h), Analgésico (Tramal 01 amp. EV se tiver dor). Outras medicações usuais para vômitos, estômago, anti-hipertensivos.
2o. dia: é feita uma limpeza no local. Medicamentos tomados em casa (COM RECEITA MÉDICA): Antibiótico (Cefadroxil 500mg VO de 12/12h caixa com 8 comp.), Antinflamatório (Biprofenid 01 comp. VO de 12 em 12 horas.), Analgésico (Dipirona ou Tylex 30mg VO se dor) e os usuais. Gotejar soro fisiológico várias vezes ao dia nas narinas, para lavar e evitar assoar com força.
7º dia: o curativo de gesso é retirado.

Tempo de recuperação: de 7 a 14 dias. O resultado estético final pode ser retardado pelo edema até um ano.

Cuidados na Rinoplastia

Limpeza do nariz com Soro Fisiológico, gotejando nas narinas várias vezes ao dia, limpeza da face e do nariz com solução adstringente, em caso de acne, usar Gluconolactona à 5% à noite.
Dormir de decúbito dorsal (barriga para cima), e exercícios só após 1 mês.
Não pegar sol por no mínimo 2 meses. Fotoprotetor 30 FPS diariamente.
Edema: diminui 50% com 1 mês e 100% com 1 ano.
Retornar para revisões de um mês, dois, quatro e seis meses. Retorno final para fotografia e possíveis retoques com um ano.